3
3.1 Refere os três países que registam a balança comercial dos produtos agrícolas mais deficitária e os três países da UE que registam a balança comercial dos produtos agrícolas mais excedentária.
Os três países que registam a balança comercial dos produtos agrícolas mais deficitárias são: Reino Unido, Alemanha e Itália; os outros três com a balança comercial dos produtos agrícolas mais excedentários são: Holanda, França e Espanha.
3.2 Indica a posição de Portugal em termos de balança comercial dos produtos agrícolas no contexto da União Europeu.
Portugal é o quarto país que tem uma balança comercial dos produtos agrícola deficitária, tal como outros países mais desenvolvidos, por exemplo a Suécia, Itália e Áustria. Nestes países o sector primário não tem muita relevância.
3.3 Elabora um pequeno resumo sobre as fases que caracterizam a integração da agricultura portuguesa na PAC.
A integração da agricultura portuguesa na PAC é dividida em duas fases, a primeira consistia na protecção dos preços dos produtos em 1995 pela entrada de Portugal no Mercado Único Europeu ( em 1987) e em 1992 pela reforma da PAC (que teve de ser alterada para ultrapassar novos contratempos como o reequilíbrio entre a oferta e a procura e o maior respeito pelo ambiente). A integração da agricultura portuguesa na PAC foi dividida em duas fases devido à situação da agricultura portuguesa em 1977.
4
4.1 Distingue espaço urbano de espaço rural.
A distinção entre o espaço urbano e o espaço rural é cada vez menos clara devido à expansão urbana, à difusão espacial da industria e o alargamento dos serviços. Contudo o espaço urbano caracteriza-se por um um elevado número de construções, grande densidade populacional e as actividades económicas desenvolvidas são no sector secundário e terciário. O espaço rural tem grande parte da área dedicada à agricultura, geralmente as habitações unifamiliares e grande parte da população activa é no sector agrícola.
4.3 Caracterize as áreas funcionais da cidade.
As cidades têm diversas áreas funcionais, tais como habitação, comercio, serviços e industrias.
Função habitação, a sua localização varia consoante as classe sociais. As classes altas vivem em habitações unifamiliares, cujas se localizam em zonas com grandes acessibilidades espaços verdes envolventes. A classe média vivem mais para a periferia da cidade em prédios, pois há acessibilidade que permite a deslocação das pessoas. As classes menos favorecidas vivem em bairros clandestinos, cuja construcção foram realizados ilegalmente.
O comercio varia considerando o seu tipo, por exemplo, o comercio grossista (grandes superficies) localizam-se em zonas com maiores espaços enquanto o comercio retalhista verifica-se em diversas ruas da cidade.
Os serviços normalmente estão no CBD, mas tem-se verificado uma deslocalização para outros locais da cidade, onde normalmente a acessibilidade é melhor.
A industria inicialmente nos prmeiros anos, estava no centro da cidade, mas por algumas causas, deslocou-se para a periferia, onde normalmente estão parques industriais.
4.4 Indique quatro causas das migrações das industrias para a periferia da cidade.
As quatro causas das migrações das industrias para a periferia da cidade foram principalmente a poluição, a falta de espaço, o congestionamento do trânsito e o custo do solo.
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário