sábado, 1 de dezembro de 2007

Correcção do teste de avaliação

1.2 Comente a seguinte afirmação “Em Portugal são poucos os agricultores que se dedicam a tempo inteiro à prática da cultura “.
A agricultura surge como uma actividade secundária, relativamente ao trabalho noutros sectores. A este facto dá-se o nome de pluriactividade a pratica, em simultâneo, do trabalho na agricultura e noutras actividades (alternativa para aumentar o rendimento das famílias dos agricultores).


1.3 Mencione as causas que levaram ao aparecimento da PAC na CEE.
As causas que levaram ao aparecimento da PAC na CEE foram a fraca produção agrícola, a demasiada superfície e a mão-de-obra utilizada, e a diminuição do rendimento dos agricultores. A PAC tinha como objectivos a estabilização nos mercados, controlar a quantidade produzida por cada agricultor, assegurar um nível de vida equitativo da população agrícola, garantir a segurança dos abastecimentos e a protecção dos preços dos produtores. O programa de funcionamento PEDAP tinha objectivado a modernização rápida para enfrentar mais facilmente a abertura no mercado europeu.


1.4 Refira as reformas operadas na PAC na década de 80.
Na década de 80, as reformas operadas na PAC são: sistema de quotas (limite de produção por cada pais) e medidas destinadas a reduzir as terras cultivadas: sistema de retirada de terras aráveis - set-side (impede a poluição nos solos); incentivos à reforma antecipada ou abandono da actividade agrícola; entrega de prémios aos produtores que reduzissem a produção.


1.5 Em 2003 a PAC foi mais uma vez revista, visando o aprofundamento das metas da Agenda 2000. Explicite os objectivos desta nova reforma.
A reforma tornará a agricultura europeia mais competitiva e mais orientada para o mercado, os objectivos propostos permitirão a flexibilidade nas decisões dos agricultores e estabilidade dos seus rendimentos. Eliminará os incentivos da política actual que têm efeitos trágicos e encorajará praticas agrícolas mais sustentáveis, ao mesmo tempo que garantirá uma distribuição transparente e mais equitativa dos apoios aos rendimentos

Sem comentários: