A Logística é hoje conceptualmente assumida como o Processo Estratégico (porque acrescenta valor, permite diferenciação, cria vantagem competitiva, aumenta a produtividade e rendibiliza a organização) de planeamento, implementação e controlo dos fluxos materiais/produtos, serviços e informação relacionada, desde o ponto de origem ao de consumo, de acordo com as necessidades dos elementos a serem servidos pelo sistema logístico em causa.
Os Operadores Logísticos existentes são, Transporte Rodoviário, Transporte Fluvial, Transporte Marítimo, transportes fluviomarítimos (sistemas portuários), Caminho-de-ferro, Transporte aéreo (aeroportos e aviões), Serviços Postais (Encomendas e Expresso). Esta definição descritiva das múltiplas actividades que a Logística influencia é aplicável à vida civil. Contudo, foi no campo militar que ela “nasceu” e se desenvolveu.
Nas ciências militares, o conceito é mais simples, o que lhe confere maior extensão, entendo-se como função básica da Logística prever e prover de meios, delimitando assim o seu papel na actividade económica.
Comentário: Hoje, dado o seu conteúdo funcional, a Logística assume o papel de veículo da inovação, trazendo rapidamente para os mercados os mais recentes produtos, acabados de criar e de produzir. Assim, as empresas fornecedoras de serviços logísticos devem apostar fortemente no desenvolvimento, segundo duas direcções principais:
· Disponibilizar a informação, em tempo real, do percurso da encomenda;
· Disponibilizar ao cliente, em condições de fiabilidade e de competitividade, quer seja ele consumidor final ou intermédio as encomendas que solicitou.
O que requer não apenas vias de comunicação rápidas, seguras e interconectáveis, mas igualmente plataformas terrestres, onde os transbordos entre as várias modalidades de transporte se realizem num período reduzido de tempo e daí encaminhadas para os locais de consumo.
Os Operadores Logísticos existentes são, Transporte Rodoviário, Transporte Fluvial, Transporte Marítimo, transportes fluviomarítimos (sistemas portuários), Caminho-de-ferro, Transporte aéreo (aeroportos e aviões), Serviços Postais (Encomendas e Expresso). Esta definição descritiva das múltiplas actividades que a Logística influencia é aplicável à vida civil. Contudo, foi no campo militar que ela “nasceu” e se desenvolveu.
Nas ciências militares, o conceito é mais simples, o que lhe confere maior extensão, entendo-se como função básica da Logística prever e prover de meios, delimitando assim o seu papel na actividade económica.
Comentário: Hoje, dado o seu conteúdo funcional, a Logística assume o papel de veículo da inovação, trazendo rapidamente para os mercados os mais recentes produtos, acabados de criar e de produzir. Assim, as empresas fornecedoras de serviços logísticos devem apostar fortemente no desenvolvimento, segundo duas direcções principais:
· Disponibilizar a informação, em tempo real, do percurso da encomenda;
· Disponibilizar ao cliente, em condições de fiabilidade e de competitividade, quer seja ele consumidor final ou intermédio as encomendas que solicitou.
O que requer não apenas vias de comunicação rápidas, seguras e interconectáveis, mas igualmente plataformas terrestres, onde os transbordos entre as várias modalidades de transporte se realizem num período reduzido de tempo e daí encaminhadas para os locais de consumo.
P.S. ACONSELHO A QUEM QUEIRA MAIS INFORMAÇÃO SOBRE ESTE POST E SOBRE AS
CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS DOS DIVERSOS MODOS DE TRANSPORTE DE MERCADORIAS.
CARACTERÍSTICAS OPERACIONAIS DOS DIVERSOS MODOS DE TRANSPORTE DE MERCADORIAS.
Sem comentários:
Enviar um comentário