quarta-feira, 12 de março de 2008

A rede nacional de portos marítimos

A localização de Portugal em relação à Europa é vantajosa, pois este está no cruzamento das maiores rotas marítimas o que contribui consideravelmente para o desenvolvimento económico e social.
Da rede nacional de portos marítimos destacam-se os portos de Setúbal, Lisboa e Sines, visto que têm grande influencia na totalidade das movimentações de mercadorias.
No porto de Setúbal para além de haver actividades na área comercial também existem actividades relacionadas com a pesca, o recreio náutico, actividades culturais e de lazer. Este ultimo facto, leva a que todas as vertentes do porto sejam aproveitadas e assim alcançando um lucro máximo. A movimentação de produtos mais significativa é a de carga geral Ro-Ro.
O porto de Lisboa tem um bom estatuto nas cadeias logísticas do comércio internacional e nos principais circuitos de cruzeiros, pois além de ser a capital, a sua localização contribui bastante para estes factos. Este porto é o primeiro no movimento de contentores.
Sendo o porto de Sines um porto de águas profundas, significa que há possibilidade de receber todos os tipos de navios. Por isto, é que é considerado a principal entrada de fontes energéticas (petróleo, carvão e gás natural) do nosso país, visto que é possível a entrada de navios com maior dimensão. Assim, este porto é detentor de maior quantidade de mercadorias movimentada, onde se destacam os granéis.
O facto de todos estes portos possuírem ligações ferroviárias, constituem um transporte intermodal e assim associa-se vantagens bem como se ajudam a ultrapassar desvantagens individuais, o que só contribui para deslocações mais rápidas e económicas.
Com tudo isto, apostar no mar como um factor estratégico de desenvolvimento, é possível constituir-se uma grande plataforma logística de nível internacional, o que gera benefícios económicos e sociais, pois há a criação de postos de trabalho mais qualificados, e assim uma maior produtividade que contribui para o aumento do rendimento nacional.

Fonte: Conclusão do trabalho elaborado pelas alunas Ana e Rafaela
Nota final: ainda a defenir pelo professor

4 comentários:

Ana Catarina disse...

Mas que barco tão querido!!!
Ficava + giro pintado...
somos demais.
Amei estar acordada até às 3h
**

Anónimo disse...

vai-te embora

Anónimo disse...

es uma grande puta e bandalhoca qero-te foder toda

Anónimo disse...

esta merda nao nos ajudou nada, suas putas porcas badalhocas, vao mas é pra escola aprender a fazer trabalhos, fdps