sábado, 1 de março de 2008

Redes de Cidades

Para aumentar as suas vantagens competitivas, as cidades serão cada vez mais pressionadas a ligar-se às diversas redes que funcionam como sistemas integradores. estas redes urbanas, policêntricas, serão:

- entre cidades com especializações semelhantes, que através da cooperação funcional de meios de organização comuns atinjam as condições de visibilidade, dimensão e produtividade necessárias a serem competitivas ou para o desenvolvimento de objectos comuns: REDES DE SINERGIA;

- interligando cidades com especializações diferentes, permitindo-lhes abastecer-se mutuamente. A especialização que apresentam em comum pode viabilizar a captação de investimento em grandes projectos públicos: REDES DE COMPLEMENTARIDADE;

  • - cidades interligadas por um sistema flexível de troca de bens e serviços: REDES FLEXÍVEIS;

- cidades partilhando interesses comum (económicos e/ou culturais) que pretendam acumular os efeitos positivos das respectivas imagens, para reforçar a vantagem competitiva de cada uma: REDE DE NOTORIEDADE.

Fonte: Adaptado de Nova Carta de Atenas, Conselho Europeu de Urbanistas, 2003

Comentário : Para que exista um maior equilibrio territorial a reorganização e o desenvolvimento de uma rede urbana policêntrica e equilibrada são exigidos, logo estas redes de cidades são indespensáveis para que tal aconteça.

Sem comentários: